Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 17,1-6
 
Naquele tempo, 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
 
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
O pedido que os discípulos fizeram hoje, deixou Jesus bastante chateado! O pedido foi simples: "Aumenta nossa fé." É o pedido que muitos de nós (inclusive eu) já fizemos muitas vezes em oração, e até na missa. Primeiro precisamos entender que FÉ é acreditar em algo que não se vê. A resposta de Jesus para os discípulos foi num tom chateado. Eu imagino a cena: os discípulos fazendo o pedido, e Jesus olhando para eles como se não quisesse acreditar no pedido... Ele deve ter pensado: "Aumentar a fé de vocês? MEUS FILHOS! PRA AUMENTAR É PRECISO PRIMEIRO TER FÉ! Vocês estão o tempo todo aqui comigo, vendo os cegos voltarem a enxergar, os coxos voltarem a andar! O que querem mais???" E aí foi que disse: "Se vocês tivessem fé (ou seja, eles não tinham!), poderíeis dizer a essa amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar.' E ela vos obedeceria." Minha mãe classificaria a resposta que Ele deu aos discípulos como "malcriada". É perceptível que Ele se chateou. Mas ao mesmo tempo, Ele deu uma resposta que nos faz pensar... Se eu dissesse a você que arranquei uma amoreira e a plantei no mar, você teria FÉ em mim? SE EU DISSER A VOCÊ QUE VOCÊ SERÁ (OU ESTÁ) CURADO, VOCÊ TERÁ FÉ EM MIM? Para as pessoas acreditarem em você, é preciso que, antes de qualquer coisa, VOCÊ ACREDITE NO QUE ESTÁ DIZENDO. Como lido diariamente com alunos e pacientes, eu posso afirmar com propriedade: A NOSSA SEGURANÇA NO FALAR E NO AGIR É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A CONFIANÇA E A FÉ QUE AS PESSOAS TÊM EM NÓS.
 
 Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.