Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus 12,46-50.
Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Meditação do Evangelho
Santo Agostinho (†430)
"O hábito de nossa Escritura santa, com efeito, é de não restringir esse nome de 'irmãos' unicamente aos filhos nascidos do mesmo homem e da mesma mulher... É preciso penetrar o sentido das expressões empregadas pela Sagrada Escritura. Ela tem sua maneira de dizer. Possui sua linguagem própria. Quem ignora essa linguagem pode ficar perturbado e perguntar-se: 'Então, o Senhor tem irmãos?' 'Será que Maria teve ainda outros filhos?' Não! De modo algum! (...)
Qual é, pois, a razão de ser da expressão 'irmãos do Senhor'? Irmãos do Senhor eram os parentes de Maria... Como se demonstra isso? Pela própria Escritura, que chama, por exemplo, Lot de irmão de Abraão (Gen 13,8 e 14,14). Ele era tio de Lot, e, todavia, chamam-se ambos de irmãos, unicamente por serem parentes. Também Labão era tio de Jacó, por ser irmão de Rebeca, esposa de Isaac. Lede a Escritura e vereis que tio e sobrinho tratavam-se de irmão
Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.