Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos 1,29-39.
 
Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
 
35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38 Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39 E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
 
 Meditação do Evangelho 
 
Ao saber da enfermidade da sogra de Pedro, Jesus não afasta, não foge, pelo contrário, se aproxima, toma-a pela mão e auxilia, para que ela possa se reerguer e continuar sua vida. Eis aqui o primeiro ensinamento de Jesus. Ele não afasta. Se aproxima e ajuda a pessoa a se reerguer.
 
O cristão é assim. É alguém que se deixa guiar por Jesus. Tocado por Ele sabe que sua missão, também, é auxiliar as pessoas a se levantarem, a saírem de suas enfermidades, para continuar servindo a Jesus e aos irmãos, com alegria, assim como fez a sogra de Pedro.
 
O Papa Francisco nos convoca a ser a Igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas, em suas periferias humanas e existenciais. É preciso sair da religião da sacristia, indo ao encontro das pessoas, entrando em suas casas, participando de suas vidas, de suas dores e de suas enfermidades.
 
 Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.