Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 11,47-54.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47 "Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48 Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49 É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50 a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52 Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar". 53 Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54 Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Meditação do Evangelho
Jesus se dirige aos doutores da Lei, que eram os teólogos de então. Eles tinham as chaves da ciência, pretendiam ser os intérpretes abalizados da Lei e dos Profetas. Como tal, deveriam ter guiado o povo a receber Jesus, mas eles, ao contrário, petrificaram a Lei, tornando-a um peso para o povo.
Eles próprios não receberam Jesus devido ao apego às tradições e aos artifícios de não cumprir o que impunham aos outros; com isso, também não permitiram que o povo o recebesse. Eles tinham muito apego aos profetas do passado, construindo mausoléus, porém, como seus pais, perseguiram os profetas, desde Abel (Gn 4,1ss) até Zacarias (2Cr 24,20s), e agora planejam eliminar o profeta Jesus. Dessa forma, toda sua religião é farsa que merece um solene “Ai de vós”.
Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas