Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo MateusMt 18,12-14
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 "Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".
 
 Meditação do Evangelho 
 
Jesus passou a vida dedicando-se às pessoas, não aos bens materiais. Os habitantes de Jericó viravam as costas para Zaqueu, porque ele era pecador. Jesus fez o contrário: deu preferência a Zaqueu. Ele quis dar ao céu a alegria de ver um pecador se convertendo.
O povo expulsava de casa as prostitutas; Jesus procurava as prostitutas, a fim de convertê-las. Ele ia para o meio dos cobradores de impostos, tentando trazê-los de volta à obediência à Lei de Deus. Na cruz, teve a alegria de salvar o bom ladrão que esta ao seu lado. Depois da ressurreição, disse: “Como o Pai me enviou, eu vos envio”.
Que bom se nós rompêssemos com os preconceitos, saíssemos de casa e fôssemos atrás das ovelhas perdidas! Quando dermos o primeiro passo fora da soleira da nossa porta, Deus Pai vem e nos mostra em detalhes o que devemos fazer.
Deus abraça os pecadores, mesmo que estejam enlameados, como a mulher adúltera. Por termos certeza de que nós também somos abraçados por ele. Nós nos alegramos por Deus ser assim, e ao mesmo tempo sentimos o desejo de ser iguais a ele.
É importante termos o mesmo coração de Deus em relação aos que vivem afastados. A nossa Comunidade cristã precisa seguir os passos de Jesus e sair pelas estradas, ruas e becos, a procura das ovelhas perdidas.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas