Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos 7,1-13.
Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
Meditação do Evangelho
Jesus denuncia a hipocrisia humana, que muito fala, mas concretamente não age de acordo com suas palavras, que são cheias de ritos e religiosidade, mas esquecem de viver a Palavra. E será que não somos assim? Quantas vezes ficamos observando aquela pessoa que durante a Missa não se curva na hora certa, ou não se ajoelha em determinado momento, ou ainda alguém que durante uma Adoração não segue determinados ritos. Esquecemos constantemente que Jesus veio para nos libertar para o Amor e viver o Seu evangelho é dar pleno cumprimento à Lei de Deus, porque com Cristo uma nova realidade aparece, a vida no Amor que não vê tradicionalismo, mas ao contrário, convida a todos a participarem da Boa Nova e julga não baseado em quantos terços, missas, procissões nós participamos, mas quantos atos de amor concretos praticamos, quantos irmãos perdoamos.
Que Deus nos dê a Graça de viver o que de fato agrada-o, para que não vivamos preocupados com a formalidade, mas com a CARIDADE.
Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.