Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo. 
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 11,1-4. 
 
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.
 
 Meditação do Evangelho 
O PAI NOSSO inicia com do que é mais importante para o “demais” seja nos dado por acréscimo.
 
Comecemos então a analisar o quanto é profunda essa oração: “Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo”. Esse trecho talvez diga
 
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
 
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
 
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)
 
 “Venha o teu Reino…” O reino será visto quando voltarmos a…
 
4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
 
5°) NÃO MATAR (Ex 20,13) – inclusive pelo desprezo, pela indiferença, pelo abandono, pela ingratidão…
 
 “Dá-nos cada dia o alimento que precisamos…”. Isso só será possível quando pararmos de cobiçar o que não tenho; quando cessar a inveja que tenho daquele (a) que tem; quando eu respeitar que o outro também existe, que é filho de Deus e precisa do nosso respeito; que não aceitemos mais ver o irmão (ã) sendo vendido, exposto por dinheiro, por não ter tido alternativa na vida ou por falta de quem a orientasse…  Isso talvez esteja implícito em
 
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
 
7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15) – inclusive os sonhos, oportunidades, chances…
 
“(…) Perdoa os nossos pecados…”. Até mesmo aqueles que o mundo, as novelas, o dia-a-dia tentam nos dizer o contrário
 
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16) – inclusive a fofoca
 
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
 
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
 
Rezar o PAI NOSSO é assumir um compromisso com os 10 mandamentos. É reconhecer primeiramente que Deus é tudo (Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo) e ao fim afirmar o quanto precisamos Dele em virtude da nossa fragilidade humana e pecadora para que permaneçamos em pé (E não deixes que sejamos tentados).
 
Quem trabalha ou empresta seu serviço em uma comunidade ou pastoral nunca pode esquecer que o dom que temos não é nada sem Deus, pois como o próprio PAI NOSSO, tudo começa Nele. Mesmo São Tiago dizendo que a fé sem obras é morta, as obras sem fé, sem mudança, sem amor, (…) são vazias.
 
É duro cumprir os dez mandamentos… Que o PAI NOSSO nos ajude a lembrá-los no dia-a-dia, e que um dia após o outro, sejamos mais próximos e dignos do que Deus quer.
 
Agora da pra entender que não dá pra rezar o PAI NOSSO por rezar.
 
 Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas