Missão

Tomamos nosso nome “Santo André” do apóstolo André, pois buscamos “Pedros” que sirvam, amem e anunciem o Senhor Jesus mais e melhor que nós mesmos. Jo 1, 40-42Objetivo

Uma Igreja evangelizada e evangelizadora, que evangelize com grande poder, com a força do Evangelho e a Parresia do Espírito Santo.

Nosso Sonho: Uma escola de evangelização em cada paróquia da Igreja católica.

CHAMADO DO PAPA JOÃO PAULO II:

Nova Evangelização: Nova em seu ardor, nova em seus métodos, nova na expressão.

A Igreja vive para evangelizar: Paulo VI na E. N. 14.

O mandato de Cristo Jesus a seus discípulos “Ide e evangelizai a toda criatura” se transformou em “Ide e evangelizai os batizados”. Ainda mais: “Ide e evangelizai os ordenados”, porque muitos deles são simples repórteres, e não testemunhas que tenham vivido sua experiência de salvação. O drama da Igreja não é que não evangeliza, mas que aqueles que o fazem não viveram seu próprio Pentecostes nem seu Damasco: encontro pessoal com Jesus Vivo. A pedagogia da fé tem um caminho que não se pode trair: Primeiro é o primeiro, primeiro o Anúncio Kerygmático da Boa Nova, e só depois, sempre depois, a Catequese. A Nova Evangelização não é um conceito, mas uma ação urgente que é preciso empreender. É Evangeli-Ação: o Evangelho em ação, ou uma Ação Evangélica. Ai de mim se eu não evangelizar: 1Cor 9, 16.

Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda criatura: Mc 16, 15

Formando Novos Evangelizadores para a Nova Evangelização do Terceiro Milênio

O fogo da evangelização está integrado por três chamas:

Evangelizar com grande poder, anunciando Jesus Salvador e Senhor, proclamando o KERYGMA Evangelizar com grande poder, anunciando Jesus Salvador e Senhor, proclamando o KERYGMA com a força do Espírito Santo e o uso dos KARISMAS para construir o Corpo de Cristo na KOINONIA

Fator Multiplicador

Nova Metodologia

Não fracassamos pela Mensagem que anunciamos, mas pela forma como a transmitimos. Se você busca um método simples mas eficaz para evangelizar, nossa metodologia ATIVO-PARTICIPATIVA se fundamenta em seis princípios pedagógicos:

Programa de Formação

Escritório Nacional EESA Brasil

Diretora Nacional: Reinaldo Christofoletti

Rua Dom Bosco 145. Centro. CEP 86.060-340. Londrina, Paraná, Brasil

Escritório Local  EESA Manaus

Coordenador: João Luiz Cavalcante Ferreira

Homepage: www.associacaokairos.org.br

Endereço: Av. 7 de Setembro 2165, Centro

A Escola de Manaus oferta os Cursos:

ETAPA 1
Nova Vida
Conteúdo: A evangelização fundamental (Kerygma) com uma metodologia ativo-participativa.
Objetivo: Experimentar a salvação de Deus mediante um encontro pessoal com Jesus ressuscitado e uma nova efusão do Espírito Santo, que nos faça capazes de evangelizar com poder.
Emaús

Conteúdo: Visão panorâmica da Palavra de Deus e os efeitos que ela produz, assim como sete atitudes de nossa relação com ela.

Objetivo: Percorrer o caminho de Jerusalém a Emaús com Jesus ressuscitado que nos faça arder o coração com o fogo das Escrituras para anunciar a morte e proclamar a sua Ressurreição.

João

Conteúdo: Processo de discipulado para nos transformar em Jesus e como formar discípulos.

Objetivo: Reconhecer Jesus como Mestre, que quer formar discípulos que sejam como Ele, para implantar o Reino de Deus neste mundo.

Jesus nos quatro Evangelhos

Conteúdo: Visão da pessoa de Jesus, desde a ótica de cada um dos quatro evangelistas.
Objetivo: Conhecer e experimentar a Jesus para amá-lo, serví-lo e pregá-lo, pois a vida eterna consiste em conhecer a Jesus.

História da Salvação

Conteúdo: Visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço.

Objetivo: Adquirir mentalidade bíblica mediante uma visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço, dando-nos conta que a História da Salvação é nossa própria história.

Moisés

Conteúdo: Curso de libertadores que mostra especialmente o itinerário pastoral de todo líbertador cristão, através da figura de Moisés.

Objetivo: Apresentar o caminho da comunidade cristã que se dirige a Terra Prometida, mas especialmente o itinerário pastoral de todo líder da Igreja.

ETAPA 2

Paulo

Conteúdo: Conhecer o conteúdo e objetivo do Kerygma dentro do plano de salvação.

Objetivo: Formar evangelizadores que transmitam o Kerygma de forma criativa e eficaz.

Apolo

Conteúdo: Aprender a pregar, oferecendo ferramentas concretas para apresentar a mensagem pedagogicamente.
Objetivo: Ensinar-nos a prepara e apresentar melhor a mensagem que anunciamos.

Pentecostes

Conteúdo: O Espírito Santo como protagonista da nova evangelização.

Objetivo: Ensinar-nos a evangelizar com grande poder.

FORMAÇÃO DE EQUIPE
André

Conteúdo: É uma oficina para que aqueles que já trabalham na EESA façam melhor a sua tarefa.

Objetivo: Capacitar os pregadores dos cursos da EESA com uma nova metodologia para ministrar os cursos do Programa de Formação das Escolas de Evangelização Santo André.