Destaque

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 16,20-23a.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
 
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23a Naquele dia, não me perguntareis mais nada”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
Eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará.” São palavras de Jesus referentes ao último dia, à sua vinda gloriosa no fim dos tempos, e referentes à vinda do Espírito Santo como o grande dom resultante da morte e da ressurreição do Senhor. “Naquele dia, não me perguntareis mais nada.” Esperamos pela revelação final e definitiva, quando veremos o Senhor face a face, e então nos veremos como realmente somos aos olhos de Deus. Entretanto, o Espírito Santo vai nos iluminando e na sua luz vemos a própria luz. Durante um ano e meio Paulo ensina a Palavra de Deus aos coríntios, sempre tendo que enfrentar dificuldades e oposições. Era, porém, acompanhado pelo próprio Senhor. “Não temas, continua a falar, eis que estou contigo”, disse-lhe Jesus numa visão. “Eu estou contigo”, já não mais como estava em Jerusalém ou Nazaré, mas no Espírito Santo. Nós nos abrimos ao Espírito Santo e nos dispomos a ser canais de sua manifestação ao mundo, sobretudo pela sensibilidade fraterna, para que o mundo possa se alegrar. A tristeza se faz presente ao longo de nossa vida, por isso pedimos a Deus a graça da alegria, que é resultado do encontro com seu Filho Jesus no Espírito Santo, alegria que ninguém nos pode tirar.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
 
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 16,16-20
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”
 
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
 
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
Nisso, alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: Que é isso que ele nos diz: Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver? E que significa também: Eu vou para o Pai?"
 
Como vemos, não obstante os discípulos terem convivido com Jesus, mesmo assim eles não entendiam as palavras do Mestre quando falava de seu mistério de entrega total por nós, quando dizia que: "Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai."  Hoje em dia também muitos ainda não entendem ou se recusam a entender o mistério da fé que se concentra na pessoa de Cristo. E o pior é que tem alguns que se dão o luxo de criticar a Igreja, a nossa Igreja que representa a ÚNICA RELIGIÃO QUE FOI FUNDADA POR DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO. Com todo respeito aos nossos irmãos de outras religiões, todas as demais foram fundadas ou criadas por homens. Só o catolicismo foi criado por Jesus Cristo. "Pedro. Tu és pedra e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja. E as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela.  E tem mais : "E eis que estarei convosco até o fim dos tempos."
 
Portanto, caros irmãos, não nos acovardemos quando precisar defender a nossa Igreja. Sem ofender a outra pessoa que esteja criticando o Papa, ou os padres, peçamos o Espírito Santo que fale através de nós. E começamos a responder as acusações. Repare que o difícil é começar. Comece a falar e as palavras fluirão  através  de você. Por outro lado, entrar em bate boca não é uma coisa elegante. Nem fazer como na Irlanda, onde católicos e protestantes vivem se matando. Mas com toda firmeza devemos defender nossos padres quando forem vítimas de chacotas, acusações injustas, etc.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 16,12-15
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
A reflexão deste Evangelho nos dá motivação para que tenhamos esperança e confiança de que a nossa vida a cada dia que passa é uma oportunidade para que nos conscientizemos dos planos que Deus já traçou para nossa felicidade. Descobrimos também que não estamos aqui à mercê da sorte, pois o Espírito Santo de quem Jesus falou aos Apóstolos já veio e está à nossa disposição. Por isso, nós já podemos ter acesso às revelações dos planos de Deus, agora, e nos preparar também para as coisas futuras que o Senhor desde já, nos acena. Por meio da Sua Palavra e das moções Jesus nos envia mensagens, no entanto, elas só são compreensíveis quando estamos em sintonia com o espírito da verdade que é o Espírito Santo de Deus. Só o Espírito Santo que habita em nós é capaz de nos fazer compreender a Palavra, os movimentos, os fatos e acontecimentos e até as coisas que estão por vir. Deus vive no nosso coração e o Seu Espírito nos conduz. Enquanto não nos deixamos mergulhar no Espírito Santo, nós, como os discípulos de Jesus, não somos capazes de compreender as revelações do Senhor em relação à nossa vida, à nossa missão e, também para a nossa realização pessoal, familiar e comunitária. O Espírito Santo   expressa a linguagem do Pai e do Filho.  Eles têm em Si o entendimento perfeito do que concerne a cada um de nós. E como nós podemos perceber as Suas revelações? Jesus nos fala por meio da Sua Palavra, mas também nos orienta por intermédio das pessoas que são mensageiras dos recados de Deus para nós.  Seremos Seus fiéis seguidores se acolhermos as Suas orientações de coração sem duvidar nem questionar. Agindo assim nós faremos o teste da obediência a Deus por meio dos homens e a consequência será uma vida em harmonia com Deus, conosco mesmos e com nossos irmãos e irmãs. Tente obedecer e você verá a diferença.   - Você crê que o Pai tem um plano para si e que através do Espírito Santo Ele está elaborando o seu coração para tudo acontecer como Ele quer?  - Você consegue assimilar o que Jesus lhe fala? – Você reconhece a vontade do Pai nos fatos e acontecimentos da sua vida?
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 16, 7-13. 
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 "Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' 6 Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8 E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9 o pecado, porque não acreditaram em mim; 10 a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11 e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado".
 
 Meditação do Evangelho 
 
O Evangelho nos dá motivação para que tenhamos esperança e confiança de que a nossa vida a cada dia que passa é uma oportunidade para que nos conscientizemos dos planos que Deus já traçou para nossa felicidade. Descobrimos também que não estamos aqui à mercê da sorte, pois o Espírito Santo de quem Jesus falou aos Apóstolos já veio e está à nossa disposição. Por isso, nós já podemos ter acesso às revelações dos planos de Deus, agora, e nos preparar também para as coisas futuras que o Senhor desde já, nos acena. Por meio da Sua Palavra e das moções Jesus nos envia mensagens, no entanto, elas só são compreensíveis quando estamos em sintonia com o espírito da verdade que é o Espírito Santo de Deus. Só o Espírito Santo que habita em nós é capaz de nos fazer compreender a Palavra, os movimentos, os fatos e acontecimentos e até as coisas que estão por vir. Deus vive no nosso coração e o Seu Espírito nos conduz. Enquanto não nos deixamos mergulhar no Espírito Santo, nós, como os discípulos de Jesus, não somos capazes de compreender as revelações do Senhor em relação à nossa vida, à nossa missão e, também para a nossa realização pessoal, familiar e comunitária. O Espírito Santo   expressa a linguagem do Pai e do Filho.  Eles têm em Si o entendimento perfeito do que concerne a cada um de nós. E como nós podemos perceber as Suas revelações? Jesus nos fala por meio da Sua Palavra, mas também nos orienta por intermédio das pessoas que são mensageiras dos recados de Deus para nós.  Seremos Seus fiéis seguidores se acolhermos as Suas orientações de coração sem duvidar nem questionar. Agindo assim nós faremos o teste da obediência a Deus por meio dos homens e a consequência será uma vida em harmonia com Deus, conosco mesmos e com nossos irmãos e irmãs. Tente obedecer e você verá a diferença.   - Você crê que o Pai tem um plano para si e que através do Espírito Santo Ele está elaborando o seu coração para tudo acontecer como Ele quer?  - Você consegue assimilar o que Jesus lhe fala? – Você reconhece a vontade do Pai nos fatos e acontecimentos da sua vida?
 Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 14,6-14.
 
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6 "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". 8 Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9 Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que,  permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos,  por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13 e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".
 
 Meditação do Evangelho 
 
Filipe e Tiago, o Menor, como os demais apóstolos e todos os discípulos, entraram pelo verdadeiro caminho que leva à vida e viram o Pai. Encontraram Jesus e o seguiram. Viram-no, ouviram-no, com ele conviveram até o dia da gloriosa revelação que o próprio Jesus lhes fez: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?”. Tiago, chamado de Menor para distingui-lo do outro Tiago, o Maior, filho de Zebedeu e irmão de João, foi o primeiro bispo de Jerusalém. Da família de Jesus, considerado irmão do Senhor, era, de fato, filho de Alfeu e Maria, irmão de São Judas Tadeu e de Simão, o zelota. Escreveu uma carta, que se encontra no Novo Testamento, com linguagem clara e orientações precisas. É nesta carta que se fala da unção sacramental dos enfermos.
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 15,9-11.
 
 
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".
 
 Meditação do Evangelho 
A liturgia de hoje nos convida a permanecer mais perto do amor desse Cristo, que nos ama e quer tanto o nosso bem, ou seja, para permanecer no amor de Jesus Cristo, significa caminhar na Sua Palavra e no Seu seguimento; ouvir a Palavra e colocá-la em prática na nossa vida. Vivenciar a Palavra de Deus, como nos diz o Santo Padre o Papa Francisco, é dar testemunho da Palavra de Deus, dar testemunho das alegrias e das vitórias, quando Deus vem ao nosso encontro e nos visita ao nosso coração. Portanto todo o ensinamento de Cristo Jesus e as Suas Palavras tem algo grande e valioso a nos ensinar, mas ao mesmo tempo, para que esses ensinamentos façam parte da nossa vida é necessário que estejamos com os olhos e os ouvidos abertos a essa Palavra, que tanto edifica cada um de nós, Seus filhos e filhas. Ao mesmo tempo, na primeira leitura, vemos também, de novo, Paulo e Barnabé em sua missão. Nessa missão de pregar a Palavra de Deus, vão agradecendo e anunciando tantas maravilhas que ao longo das cidades e dos povoados, Deus foi suscitando em seus corações dando testemunho de graça, testemunho de gratidão a todos os filhos e filhas. Portanto com o crescimento do povo cristão, daqueles que colocaram a sua fé e esperança em Cristo Jesus, também chegaram as dificuldades, os medos, isso significa que nós também vamos ter isso na nossa vida, mas ao mesmo tempo, a Palavra de Deus e a Eucaristia nos dão força e segurança. Por isso é que o Evangelho nos convida a viver esse amor e permanecer nesse amor de Cristo Jesus. Somos convidados a ser sal e luz do mundo. Portanto, depende de nós, do nosso caminhar e do nosso esforço. Que tenhamos a coragem de abrir o nosso coração a Deus, a graça que todos os dias bate em nosso coração, como aurora de um novo dia que ilumina em nossa vida. 
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas

Subcategorias