Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus 7,21.24-27.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
Meditação do Evangelho
São Francisco Xavier, o grande missionário da Ásia, não foi para lá com o objetivo de ensinar as pessoas a dizer “Senhor, Senhor”, mas sim para que praticassem a vontade do Pai que está nos céus. Francisco sabia que a comunidade cristã precisava ser construída sobre fundamentos sólidos, a fim de ser fermento no meio da massa e produzir uma sociedade humana justa e fraterna, para a maior glória de Deus.
“A glória de Deus é o homem vivo e a vida do homem é a visão de Deus”, já ensinava Santo Irineu no início da Igreja; e a nova comunidade precisava de homens vivos. Para entrar no Reino dos Céus e ver a face do Senhor é necessário dizer “seja feita a vossa vontade” e realizá-la. Dizem que o rei de Portugal pediu a Santo Inácio missionários para a Índia, por causa dos muitos batizados sem preparação. Eram poucos os jesuítas.
Depois da oração da noite, Francisco Xavier foi chamado e Santo Inácio lhe disse: “Amanhã cedo sai um barco para a Índia. Precisam de você lá”. Francisco deixou tudo e partiu para realizar a vontade do Pai. Pediu apenas licença para remendar sua veste, que estava rasgada.
Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas