Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 5,17-26
 
17 Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
 
18 Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19 Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
 
21 Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22 Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23 O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24 Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25 Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26 Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
 
 Meditação do Evangelho 
Não só para curar os doentes, mais para nos libertar das injustiças, tentações, e principalmente dos pecados.  O poder de Jesus é ilimitado, assim como o poder do Pai. Porque a Ele foi dado todo o poder no Céu e na Terra. 
 
        Assim, o evangelho de hoje nos traz mais uma grande demonstração de poder de Jesus Cristo. E os fariseus que sempre estavam  na  "cola" de Jesus para apanhá-lo em algum deslize, questionam o seu poder.
 
        No tempo de Jesus, a doença era um castigo associada aos  pecados da pessoa e representava uma impureza. É por isso que Jesus primeiro perdoa os pecados daquele homem, para depois então curá-lo. Ele fica admirado  pela fé tanto do paralítico como do grupo que o carregava, e diz-lhe que os seus pecados estão perdoados. Primeiro Ele faz uma purificação, para que, segundo a Lei, o paralítico mereça ser curado. Porque Jesus respeitava a Lei e os costumes ou a cultura daquele povo.  Os fariseus e mestres da Lei acusam-nO de  blasfêmia, pois acreditavam que  só Deus tinha o poder de perdoar os pecados segundo a Lei vigente . Por isso eles pretendiam condená-lo.  A cura do paralítico é sinal do poder de Jesus, do  perdão dos pecados, que é fruto do seu amor misericordioso.
 
 Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas
.