Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 1,39-47.
39 Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
Meditação do Evangelho
Maria é modelo a ser seguido e idealizado por todo cristão por inúmeros motivos, mas hoje de modo especial divago sobre a presença de Jesus. Como assim?
Maria ao se apresentar a Isabel para ajudá-la no final de sua gestação é recebida com uma ação do Espírito Santo que rompe as barreiras do entendimento humano fazendo com que a criança em seu ventre a reconhecesse como aquela que portava a graça. Maria refletia a própria presença de Jesus.
Maria foi uma coadjuvante importante na história de Jesus. A humildade é sua marca. Ela foi o perfeito sacrário. Em seu ventre habitou e cresceu o Rei dos Reis (quer mais?) e como D. Milton diz: a pessoa em que o Espírito Santo mais operou.
Se você é chamado a ser Mônica ou Cebolinha, Pedro ou Paulo, Moisés ou Davi... não importa. O que realmente importa é que eu você, eu, nós transmitamos a presença de Jesus e em seu serviço diário (trabalho, casa, igreja, …) seja pela fala, olhar ou gestos…
Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas