Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 12,35-38.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.
Meditação do Evangelho
No Evangelho de hoje, Jesus nos diz para ficarmos de alerta. A expressão "Que vossos rins estejam cingidos..." significa para estarmos em estado de prontidão para quando Ele chegar. Antigamente, quando se usavam longas túnicas, que atrapalhavam os movimentos, usavam-se faixas em torno do abdome, na altura dos rins, para prender a túnica e facilitar os movimentos. "...e as lâmpadas acesas." Tem o mesmo significado. Devemos permanecer em estado de prontidão, com a lâmpada acesa, para quando Ele chegar, sem aviso, não haverá tempo para providenciar pavio, óleo, acender a lâmpada...
"Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater." Quando o noivo chega em casa, depois do casamento, chega com a noiva nos braços. Como ele vai conseguir abrir a porta se as mãos estão ocupadas? Ele vai bater à porta e os homens devem estar atentos para lhes abrir a porta IMEDIATAMENTE!
Observe como a mensagem de hoje é clara e objetiva: não sabemos o dia em que iremos morrer, ou que o Senhor Jesus irá voltar. Portanto, devemos estar preparados o tempo todo para a volta dEle. "Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá." Já imaginou como será maravilhoso? Quem estiver preparado para a chegada de Jesus, será servido por Ele. Em Lucas 17,5-10, que refletimos no dia 07 de outubro, Jesus nos disse que o "patrão" não precisaria nem agradecer aos empregados, pois eles não fizeram nada além da sua obrigação, no entanto, hoje Ele nos diz que irá se preparar ("cingir os rins"), vai fazê-los sentar-se à mesa, e servi-los. Existe maior exemplo de humildade? Ele nem precisaria agradecer, mas vai muito além do agradecimento: Ele mesmo faz questão de servir. Quantos patrões, nesse mundo, desceriam do seu pedestal, para sentar seus empregados à mesa e servi-los, por eles terem cumprido suas obrigações? E por que Jesus faz isso? Porque Jesus, diferente de nós, sabe valorizar as pessoas, sem a preocupação de parecer fraco ou de "perder a autoridade" diante dos seus amigos. Isso motiva as pessoas. E um verdadeiro líder sabe da necessidade que seus liderados queiram desempenhar as suas funções.
Dale Carnegie escreveu um dos livros mais vendidos no mundo na década de 1950. Neste livro, ele diz que só existe uma forma de conseguir que alguém faça alguma coisa: conseguir que a outra pessoa queira fazer.
Pe Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.