Bom dia
A paz e benção de Deus esteja sempre contigo. 
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 12,39-48
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
 
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
 
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.
 
 Meditação do Evangelho
 
Mais uma vez Jesus nos previne que devemos estar preparados porque não sabemos o dia nem a hora em que iremos desta vida. Para onde? Só depende de nós. Porque o futuro da nossa alma está sendo traçado pelos passos que estamos dando neste exato momento de nossa vida atribulada de tantas tentações. E é exatamente por causa de tanta tentação que a graça de Deus vem em nosso socorro. Mas precisamos fazer por merecer esta disposição salvífica da parte de Deus, de preferência durante toda a nossa vida, e não somente quando percebemos que a morte já está rondando a nossa casa. Quando chegamos ao fim da estrada repleta de aventuras nem sempre dignas da presença de Deus. Nem sempre santas. Reflitamos sobre as palavras de Jesus: "Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se."
 
        Isso acontece conosco durante a nossa adolescência e na fase adulta. Achamos que não vamos morrer por tão cedo e a grande pedida é aproveitar a vida enquanto o Senhor não vem.  E, assim, soltos e livres como o vento, esquecemos  por uns tempos os ensinamentos do catecismo, as recomendações da nossa mãe e as puxadas de orelhas da nossa avó, e vamos para os embalos dos sábados, e para outras aventuras que nem podemos falar aqui. 
 
        Com muita sorte, atravessamos esta faze da nossa vida com muita saúde, e então começa o entardecer glorioso, e é aí que começamos a voltar  para a casa do Pai.  Começamos a nos preocupar com a possível vinda do Senhor, e começamos a nos preparar. A nossa memória  nos lembra daquele lugar indesejável que Jesus falou, no qual haverá choro e ranger de dentes.
 
        Prezados irmãos. Para aqueles que conhecem pouco a palavra de Jesus, a cobrança será menor. Mas para nós que somos agentes de pastoral, a cobrança será bem maior. Foi o que disse o Mestre. "Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido."
 
        Viu? Tome cuidado! A nossa atitude não deve ser de acomodação, de pensar que o Céu já "está no papo". Que a Vida Eterna já está garantida. Pois nós fazemos parte do grupo a que foi dado muito. Por isso Deus vai cobrar muito de nós.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.