Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 14,1-6.
 
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3 e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho". 5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" 6 Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".
 
 Meditação do Evangelho 
 
Jesus continua conversando com os seus. Eles aprenderam com Jesus a olhar a vida como ela é e agora, sentados no Cenáculo, escutam o que o Mestre tem a dizer. “Não se perturbe o vosso coração”, começa o capítulo catorze e termina repetindo e acrescentando: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”. Temos medo do fim, do que está na frente, do que vai acontecer. Começo um curso, vai dar certo? Vou me casar, vai dar certo? Vou viajar, chegarei aonde quero? Jesus nos garante o fim para que não tenhamos medo de nada. “Vou preparar-vos um lugar”, diz ele. E o caminho? Tomé entra na conversa e pergunta pelos meios. Temos o fim, mas e os meios? A falta de certeza em relação aos meios também causa medo. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, continua Jesus. Ele é o verdadeiro caminho que leva para a vida. Não há o que errar nem o que temer. Permanecendo nele, permanecemos no caminho. Ele vai e volta para nos encontrar e nos levar até o Pai. Na casa do Pai há muitas moradas. Não se perturbe o vosso coração, nem com a morte, que será uma bela viagem para a casa do Pai. Para nós, a morte é passagem e não situação definitiva. “Se não fosse assim, eu vos teria dito.” Temos um lugar preparado onde ele já está.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.