Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 6,35-40.
 
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
 
38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
Quem não se alimenta acaba morrendo de fome. São Maximiliano Kolbe morreu de fome na prisão nazista juntamente com outros companheiros condenados à morte. Devemos comer, nem demais nem de menos, mas com moderação para manter-nos vivos e com boa saúde. A nossa vida cristã também deve ser alimentada, e o alimento que a mantém viva e sadia é Jesus. Como podemos nos alimentar da pessoa de Jesus? Deixando que ele se apodere de nossa vida. Ele mesmo toma a iniciativa, aproxima-se de nós e nos pega. São Paulo diz aos filipenses que foi agarrado por Cristo Jesus e que agora ele também tenta agarrar Jesus Cristo. Jesus faz a sua parte do seu jeito e nós fazemos a nossa do nosso jeito. Há pessoas com as quais nos sentimos muito bem, cuja presença nos torna felizes. Assim será o nosso relacionamento com Jesus, de pessoa a pessoa. Além disso, nós o temos vivo nas Escrituras Sagradas. Podemos ler e meditar a Bíblia, sobretudo os Evangelhos. Jesus está presente no próximo, sobretudo nos menos amados. Alimentando-nos assim de Jesus Cristo, nossa vida humana, divina, material, espiritual, nossa vida, enfim, se fortificará de tal forma que nunca morrerá. Nós ressuscitaremos.
 
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.