×

Mensagem

Failed loading XML...
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 6,30-35.
 
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30 Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
 
32 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
 
34 Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35 Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
 
 Meditação do Evangelho 
 
Jesus multiplicou o pão e quiseram fazê-lo rei para terem sempre pão. Não compreenderam o sinal. O pão que não pode faltar é antes de tudo sinal do “não poder faltar”. Sabemos perfeitamente o que não nos pode faltar, conhecemos nossas necessidades e aceitamos nossas dependências nos momentos de precisão. Mas o que significa na vida humana ir a Jesus e não ter mais fome, crer nele e não ter mais sede? Talvez seja preciso fazer a experiência para depois dar a resposta. O Senhor é meu pastor, nada me pode faltar, e me falta tanta coisa! Pela fé que tinham em Jesus Cristo, os primeiros cristãos decidiram que entre eles não haveria necessitados. Partilhavam a Eucaristia e partilhavam os seus bens. Não dizemos às vezes, diante da atitude de alguém que, enfim, decidiu fazer alguma coisa boa: “Que milagre!”. Os milagres acontecem, e nós podemos fazê-los. Não teremos mais fome nem teremos mais sede quando estivermos ressuscitados com Jesus. Isto é certo e cremos firmemente. Sabemos também que estarão com Jesus aqueles que aqui na terra fizeram algum gesto de doação. Nossos gestos são sinais que revelam a qualidade do alimento que tomamos na mesa da fraternidade.
 Pe. Vicente, o pároco da área missionária NSV Manaus Amazônas.